"O medo é o principal modo de transporte para o cancro, porque o cancro é a única palavra com seis letras que nenhum de nós quer ouvir falar."
Charles Martin (2009)

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Situação actual do projecto


Com o início do novo ano inicia-se uma nova jornada de trabalho. Ter a oportunidade de ver e concretizar no terreno tudo aquilo que anteriormente não passava de palavras no papel, dá-nos uma alegria imensa e motiva-nos a perseguir todos os nossos objectivos. Não é fácil realizar um projecto destas dimensões, ainda mais porque nunca tamanho desafio foi realizado na nossa área de residência e de estudo, porém com esforço, determinação, vontade e responsabilidade, tudo se consegue e isso nós temos de sobra!
Inicia-se agora a realização de questionários e entrevistas, cujos resultados constituirão a base para a nossa monografia. Através deles pretendemos aferir o modo concreto como a qualidade de vida dos doentes oncológicos é afectada, fazendo-o junto daqueles que melhor o sabem, os próprios doentes e os seus familiares mais próximos.
Tal como diz o povo temos aqui "pano para mangas", mas os nossos objectivos não se ficam por aqui. Não faz sentido perceber todo o universo de uma doença como esta se depois não pretendemos dar o nosso pequeno contributo para auxiliar ainda que pouco aqueles que foram afectados por ela. Como tal, findo o trabalho teórico e cientifico, ocupar-nos-emos com a componente solidária que um tema como este requer de todos nós. Para já não pretendemos dizer muito mais sobre o que ainda está para vir, mas a seu tempo levantaremos a ponta do véu.

Sem comentários:

Enviar um comentário