"O medo é o principal modo de transporte para o cancro, porque o cancro é a única palavra com seis letras que nenhum de nós quer ouvir falar."
Charles Martin (2009)

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Stress ajuda ratinhos a lutar contra o cancro


O stress pode ajudar o corpo a lutar contra o cancro, revela um estudo, liderado pelo neurocientista Matthew During, da Ohio State University, nos EUA, e publicado na revista “Cell”.


Para a experiência, os cientistas injectaram células de melanoma (o cancro de pele mais mortal) nos ratinhos, esperando que a doença se desenvolvesse. Alguns dos animais foram colocados numa gaiola espaçosa, com muitos brinquedos e com mais ratinhos do que é normal, outros, contudo, foram deixados em gaiolas comuns de laboratório.


Três semanas após o início da experiência, os tumores tinham apresentado uma redução de quase metade do volume nos animais deixados na gaiola considerada com mais estímulos. Passadas 7 semanas, a redução dos tumores foi de 77%. Nesse mesmo período e sem qualquer tratamento, a doença desapareceu em 17% desses ratos, enquanto nos animais que permaneceram nas gaiolas comuns o cancro continuou a desenvolver-se normalmente.


Os investigadores acreditam que a estimulação desenvolveu um stress moderado nos ratinhos, que terá levado à libertação de hormonas que desencadeiam efeitos positivos em relação ao cancro. E, para demonstrar que os benefícios não foram provocados pela prática de exercício físico, as gaiolas comuns também continham rodas, tendo estes ratinhos feito o triplo do exercício praticado pelos animais da gaiola colectiva.


Os investigadores revelaram que os ratinhos do ambiente onde foi induzido algum stress produziram uma substância adicional no cérebro, denominada “factor neurotrófico”. Essa substância, que estimula a produção de neurónios, reduz a leptina − hormona associada ao apetite mas também ao desenvolvimento de cancro.


Experiências anteriores realizadas em ratinhos já tinham demonstrado que os animais submetidos a stress, até mesmo a situações de luta, conseguiam combater melhor o cancro do que outros ratos que viviam num ambiente tranquilo.


ALERT Life Sciences Computing, S.A.
15 de Julho de 2010

1 comentário:

  1. A informação aqui constante é realmente muito pertinente. Não tinha conhecimento...mas Adorei!
    Isto prova que uma vida não sedentária não só ajuda a prevenir doenças, como ajuda no seu tratamento.
    Beijos e continuem :)

    ResponderEliminar